Viajantes latino-americanos tiram férias mais longas e são mais propensos a explorar os próprios países do que ir para o exterior

Nova pesquisa do Grupo Expedia Media Solutions destaca comportamentos, preferências e influências de turistas argentinos, brasileiros e mexicanos

São Paulo, 11 de julho de 2018 - Uma nova pesquisa encomendada pelo Expedia Group™ Media Solutions, o braço publicitário do Grupo Expedia, revela que os viajantes latino-americanos estão conscientes dos próprios orçamentos ao planejar uma viagem, mas priorizam atividades e experiências exclusivas apesar do preço. Sessenta e quatro por cento estão fazendo viagens dentro do próprio país, mostrando que os latino-americanos são mais propensos a realizar viagens nacionais do que ir para o exterior. Os resultados da pesquisa, conduzida pela Northstar Research Partners, destacam os comportamentos, preferências e influências de turistas da Argentina, Brasil e México.

Lançado hoje na Destinations International Annual Convention, o Estudo de Tendências de Turismo e Viagens da América Latina mostra que, em média, os viajantes latino-americanos estão realizando quase cinco viagens por ano, o que é mais do que os viajantes de outros países*. Apesar do favoritismo por viagens, seis em cada dez são indecisos sobre um destino quando decidem fazer uma viagem, e mais de 70% estão abertos a dicas e inspirações.

Mais de 50% dos viajantes latino-americanos usam agências de viagens online (OTAs) durante o processo de planejamento da viagem, à frente de sites de companhias aéreas, hotéis e destinos. Quarenta e nove por cento dos viajantes reservam viagens em uma OTA - a conversão mais forte do planejamento para a reserva entre viajantes latino-americanos. Mais da metade usa o smartphone quando procura por inspiração de viagem e mais de um terço realizam pesquisas de viagem no dispositivo móvel. Como era de se esperar, o uso do celular tem pico durante a viagem, quando mais de 75% dos viajantes da América Latina utilizam smartphone.

“Viajantes latino-americanos estão viajando mais e por períodos mais longos do que viajantes de outros países, mas, curiosamente, a maioria opta por explorar os próprios países a viajar internacionalmente”, disse Jennifer Andre, diretora sênior da América do Norte e América Latina do Expedia Group Media Solutions. “Embora a preferência esteja nas viagens nacionais, eles geralmente estão indecisos sobre o destino, e recorrem a uma variedade de fontes de inspiração e informação. Isso indica uma oportunidade significativa para os profissionais de marketing atingirem e influenciarem esse público em todo o caminho para até a compra”.

Como eles viajam: dias, formas e estadias

Um mergulho mais profundo no número médio de viagens por ano revela que os viajantes latino-americanos estão realizando quase duas vezes mais viagens pessoais do que viagens de negócios. Embora a preferência desses viajantes em explorar os próprios países seja maior do que a de ir para o exterior, 54% dos argentinos estão fazendo viagens internacionais e, com frequência, estão fazendo viagens de lazer mais longas - 12 dias em média. Argentinos e brasileiros (com uma duração média de viagem de mais de 11 dias) estão fazendo viagens mais longas, quando comparados a outros países ao redor do mundo. O avião é o meio de transporte preferido para dois terços dos viajantes da América Latina e 69% se hospedam em hotéis quando estão fora de casa.

Orçamento, gastos e tipos de viagem

Oito em cada dez viajantes disseram que o orçamento é um fator primordial para pesquisar e reservar uma viagem, exemplificando uma oportunidade para os profissionais de marketing integrarem ofertas, descontos e dicas para economizar aos atingir turistas da América Latina. Hotel, passagem aérea e comida representam mais de 60% do orçamento total de viagem, enquanto compras, atrações e transporte referem-se aos outros 30%. Sessenta por cento optam por viagens relaxantes, seguidas de visitas familiares e turísticas.

Influências e Publicidade

A maioria dos turistas latino-americanos está buscando ajuda e inspiração para planejar uma viagem e recorrem a diversas fontes de informações para ajudar nas decisões. Oitenta e dois por cento disseram que o conteúdo informativo de destinos e marcas de viagens pode influenciar as decisões, 71% disseram que os anúncios podem ser os influentes e quase 90% desses turistas disseram que procuram ofertas antes de tomar uma decisão. Conteúdos relevantes e mensagens são essenciais para uma publicidade eficaz; 60% disseram que anúncios com ofertas atraentes podem ser influentes e aproximadamente metade acha que anúncios com conteúdo informativo ou imagens atraentes podem influenciar as decisões.

Informações-chave e dicas de marketing para impactar turistas latino-americanos

• A maioria dos viajantes não escolhe um destino quando decide fazer uma viagem, comprovando a ampla oportunidade de influenciar por meio de publicidade eficaz.

• Os viajantes buscam inspiração em diversas fontes, e uma estratégia multi-plataforma capacitará os profissionais de marketing a alcançar e influenciar os viajantes com conteúdo relevante durante toda a jornada de compra.

• Os turistas recorrem às OTAs para inspiração e reservas de viagens, demonstrando a importância das oportunidades de parcerias estratégicas.

• Os viajantes priorizam experiências acima de valores e tiram férias mais longas, por isso profissionais de marketing devem explorar atividades e experiências exclusivas e promover itinerários com estadia de maior duração, enquanto oferecem promoções relevantes para facilitar ainda mais a decisão.

Mais insights sobre marketing na América Latina

Para obter mais informações e insights que os profissionais de marketing podem aproveitar para melhor atingir, envolver e converter turistas da América Latina e para visualizar a pesquisa completa, visite o site do Expedia Group™ Media Solutions. Confira o blog e conecte-se no Twitter e LinkedIn para obter mais tendências e insights sobre viagens, e fique atento a novas pesquisas ao longo do ano.

Marcas registradas e logotipos são de propriedade de seus respectivos donos. © 2018 Expedia, Inc. Todos os direitos reservados. CST: 2029030-50

*Multi-National Travel Trends, Expedia Group Media Solutions, 2017